
Marte é um assunto muito presente entre os nossos artigos. Lembramo-nos como a sonda Spirit tornou-se um habitante permanente do planeta, como ele veio até nós no final de janeiro e, mais recentemente, a notícia de que mais de 30 por cento da sua superfície foi coberta por água (apesar de ainda não saber o que aconteceu com todo o líquido). No entanto, desta vez temos de discutir o estudo da sua superfície, ou, mais precisamente uma nova descoberta. A superfície de Marte sempre foi terreno fértil para a especulação, a partir do famoso rosto de Cydonia para Bounce Rock encontrado pela Opportunity. Agora, temos encontrado nada menos do que uma caverna perto do vulcão Pavonis Mons, a quarta montanha mais alta em toda a Marte.
Abrir em nova janela
O "ponto" é na verdade mais de cem metros de profundidade
A descoberta foi feita por um grupo de dezesseis alunos de uma escola na Califórnia. Estudantes que frequentam um programa de estudos especiais em que eles formam uma questão de pesquisa e, em seguida para uma câmara estacionadas na órbita de Marte para tirar fotos para responder a essa pergunta. O estudo incidiu sobre os tubos de lava, formações comuns em Marte e na Terra. A idéia era determinar quais eram os lugares mais comuns para encontrar tubos de lava em Marte se a área perto do cume de um vulcão, seus lados, ou nas planícies próximas. A imagem Mars Odyssey foi solicitada pelos alunos, e encontraram os tubos de lava pedido, mas a surpresa veio com uma estranha mancha negra na superfície.
Os alunos relataram o site, que será fotografado com câmera de alta resolução instalado na sonda Mars Reconnaissance Orbiter ", na tentativa de determinar o que está dentro da caverna. Os cientistas não sabem qual é o tipo de depósito pode ser no interior, mas não a primeira vez que algo assim é relatado. Em 2007, um estudo revelou que esses pontos negros são realmente muito similar a uma clarabóia, um produto da queda do teto de uma caverna ou lava tubo e sua exposição à superfície. A caverna pode parecer pequeno, mas na verdade tem um tamanho considerável: Os cálculos iniciais estimam 190 metros de comprimento por 160 de largura e pelo menos 115 metros de profundidade, de modo que a caverna possa ser a casa de uma lagoa, em vez de humilde, desde que houvesse água na superfície de Marte. O planeta vermelho vai sempre encontrar maneiras de nos surpreender, e nada melhor do que a curiosidade de um grupo de crianças para nos lembrar que apesar de estar tão perto dele, Marte ainda está muito longe de nós.
Fonte: http://www.neoteo.com/
http://revistadigitalavalon.es/?p=1842
Comentários
Postar um comentário